segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Empresa



Hoje conheci 2 portugueses que trabalham no meu edificio, este novo onde estou.
Extremamente simpáticos em ajudar-me no que eu precisar e deram-me indicações que me vão ajudar a poupar imenso dinheiro!
Explicaram-me tudo o que tenho de fazer para não ter de pagar 80% (!!) em impostos em Portugal.
Sim porque, sendo empresário em nome individual e sem contabilidade organizada, não é o mesmo que ser uma empresa. Iria pagar no fim do ano cerca de 45% de imposto do meu lucro, e neste modelo tudo o que ganho é considerado lucro, e a somar a isso teria de pagar mensalmente do meu bolso a Seg.Social que são quase 35%.
A parte mais valiosa até foi darem-me o contacto de uma contabilista que lhes trata de tudo e que já contactei e aceita trabalhar para mim também.
Por isso, em Fevereiro terei de ir a Portugal tratar disto tudo, que para Janeiro já não consigo.
Já quando vivi na África do Sul, tinha tido uma experiência idêntica com um colega Português que me mostrou uma série de coisas úteis de lá que poderia fazer.
A sensação de ser imigrante e de sentir a entre-ajuda de quem está na mesma situação, voltou hoje... e é boa. :)
Também em relação ao tribunal e ao relatório do IML, recebi hoje um email da minha advogada, em resposa ao meu, com um oficio do tribunal em que este pede ao IML para lhe apresentar o relatório da avaliação feita em Julho.
O oficio tem data de 21-Dez, uma semana após a audiência, e indica o prazo de 10 dias ao IML para apresentar o relatório, ou seja até dia 31-Dez.
Hoje é dia 23-Janeiro e nada está no processo!!
São estes os atrasados mentais incompetentes que me fazem não ter saudades de Portugal.
Hoje também, iniciei uma nova forma de comunicar com a minha filha... escrevi-lhe uma carta, como lhe tinha prometido antes de vir, e desafiei-a a escrever-me também. Vamos ver como reage.
No fim de semana decidi sair de bicicleta e dar uma volta e fui descobrir, aqui no centro da europa neste meio rural, num muro virado para a estrada, este santuáro.
Achei piada...


Jurbise, Bélgica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Make a Wish Foundation Fun Run

Hoje finalmente foi o dia do que andam a anunciar há tanto tempo aqui: A corrida durante 24 horas para a Make a Wish Foundation! Os fundos ...