quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Primeiro dia

O dia começou cedo.
7h30 e já o despertador me estava a acordar.
Tenho dormido lindamente, quentinho, e por isso acordar cedo custa por um lado mas como estava descansado e com toda a pica do primeiro dia, levantei-me rápido.
Fumei um cigarro à janela e fui logo cumprimentado pelo alemão que já estava a apanhar lenha para acender a lareira. Sim, às 7h30!!
Tomei pequeno almoço e às 8h30 já estavamos no Main Gate (Berlin Gate) à espera de quem me vinha buscar.
Fiquei ali na sala de espera pois não tinha nenhuma fotografia da pessoa (Jervis Hall) à espera que fosse ele a contactar-me.
Poucos minutos depois, resolvi enfiar-me na fila para ser autorizado como visitante e, quando já estava a ser atendido apareceu.
Muito simpático, britânico, tiraram-me uma foto, validaram o meu Cartão Cidadão e deram-me um cartão provisório para entrar na "base" como estando "sponsored" por ele.
Metemo-nos no carro dele e lá entrámos.
O complexo é gigante.. uma pequena vila.
Chegámos ao edificio da NCIA, onde irei trabalhar, e, mais uma vez, foi necessário pedir um cartão provisório para entrar no edificio, e mesmo assim só acompanhado.
Conheci colegas e um outro Alemão (Mareno) com quem irei trabalhar directamente para já.
O curioso é que irei trabalhar não no edificio onde estão os meus colegas de casa, mas no "bunker".
É um edificio subterrâneo, com especiais medidas de segurança e "nuclear resistant".
De momento, ainda devido aos ataques terroristas em França/Bélgica/Alemanha, a base está em estado de alerta "Bravo" (amarelo) e alguns acesso estão fechados.
Não me afecta em nada pois a porta onde é suposto entrar é uma das 2 que está a funcionar.
Mais um controlo, ID, e lá chegámos finalmente ao meu local de trabalho!
Uma sala minúscula e sem janelas portanto.
Na sela serei só eu e o alemão mas noutras salas ao lado há bastante mais pessoas que me foram apresentadas, todos informática mas com funções diferentes.
Depois então fui começar todos os procedimentos obrigatórios de in-processing para poder ter um cartão de acesso válido.
O alemão levou-me à cidade à "commune" para tratar dos papeis belgas necessários para a NATO saber que estou legal.
Não consegui, pois só funciona das 8h às 12h e, como tinha demasiada gente para ser atendida já não havia senhas para hoje.
Voltámos para o shape, e acabei por percorrer uma série de edificios para conseguir carimbos e validações de papeis de segurança, etc.
Ficaram 2 passos por terminar, visto que não tinha os papeis da cidade e assim a
manhã tenho de lá voltar! :(
Nisto tudo, já era hora de almoçar e viemos a casa (são 2 minuto de carro), mas acabámos por decidir ir à cantina.
Fartei-me de comer: Sopa, Prato super bem servido (Esparguete bolonhesa), 3,5€.
Sobremesa e bebida pagas à parte.
Enfim, super barato e muito bem servido.
Máquina de café gratuita.
De tarde ainda visitei mais alguns edificios para os passos necessários.
Certificação Segurança.
Registo como estando a trabalhar em que funções e qual o chefe.
Recursos Humanos (!) - dir-se-ia que tudo isto era recursos humanos mas não, são diferentes departamentos.
Às 4h30 conheci mais algumas pessoas, em especial um Francês que tem um negócio com o Alemão a quem estou a alugar um quarto de aluguer de quartos/casas.
Têm uma série delas em Rammstein (Base Militar Americana na Alemanha), outras na Bulgára, Outras na Alemanha (Leipzig - de onde é originário o Alemão).
Eles estão a tentar criar um website (na verdade serão dois) para organizar as reservas dos alugueres e os pagamentos.
Como sabem que essa é uma das minhas áreas, estivemos a falar sobre soluções possiveis e vou aconselha-los e até, quem sabe, fazer eu o website.
Trabalho pago se assim for, claro.
Às 16h30, finalmente, vi pela primeia vez o Sol hoje, para dar uma ideia de quão merdoso é o tempo aqui, que acabou por se pôr lá prás 17h30, hora em que é suposto terminar o dia de trabalho e viemos para casa.
E aqui estou, a descansar um pouco para depois ir preparar o Jantar.
Amanhã, espero, terminarei todo este procedimento inicial e depois poderei então entrar em modo de trabalho, que já me vêm dizendo que é sem stress, para ir fazendo, mas que me preocupa um pouco pois soube que a pessoa que venho substituir foi mandada embora pois entrou dizendo que sabia muito de Sharepoint e revelou-se não conhecedor o suficiente.
Em qualquer emprego, nos primeiros dias em especial, queremos sempre provar que sabemos do assunto, mas neste caso isso é ainda mais importante para mim.




Entrada principal (Berlin Gate) às 8h30



Sem comentários:

Enviar um comentário

Make a Wish Foundation Fun Run

Hoje finalmente foi o dia do que andam a anunciar há tanto tempo aqui: A corrida durante 24 horas para a Make a Wish Foundation! Os fundos ...